Translate

16 fevereiro 2018

A conversão de Saulo

Na lição de hoje, vamos ser ministrados por uma das mais fantásticas histórias da Igreja Cristã: a conversão de Saulo. Que o Espírito Santo nos converta, verdadeiramente, a Cristo!
Texto-base: Atos 9.1-19
A história da conversão de Saulo pode ser dividida em três partes. Antes de irmos a elas, porém, é crucial abordar um importante conceito bíblico, o conceito de conversão. Uma palavra sinônima para conversão em português é arrependimento. Em nossa cultura, arrependimento é geralmenteentendido como remorso ou grande tristeza. Não é esse, entretanto, o significado exato dessa palavra no contexto bíblico. A palavra arrependimento, no Novo Testamento, é usada para traduzir a palavra grega metanoia, que tem como significado mudança de mente e, também, mudança de atitude. É isto, então, que caracteriza o arrependimento: uma mudança de atitude. A palavra conversão nos transmite bem esse sentido, já que no trânsito, por exemplo, tem a ver com mudança de direção. Sendo assim, a conversão se refere a uma grande mudança de direção e atitude que uma pessoa empreende em sua vida. Se é assim, podemos dizer que a conversão é um processo que passa por três etapas: o antes da conversão; a conversão em si; e o depois da conversão. São essas três etapas que dividem a história da conversão de Saulo em três partes, as quais podem ser assim chamadas: Saulo, o perseguidor da Igreja; o Encontro de Saulo com Jesus; Saulo, o proclamador do Evangelho. Vamos a cada uma delas.
1. Saulo, o perseguidor da Igreja (Atos 9.1-2)
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor... (Atos 9.1).
Saulo de Tarso foi um dos maiores perseguidores da história da Igreja Primitiva. Atos 8.1 diz que ele esteve presente no apedrejamento de Estevão, consentindo com a sua morte. Além disso, Atos 8.3 diz que Saulo “devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão”. No presente texto, a Bíblia diz que Paulo “respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor” (9.1), ou seja, perseguir a Igreja era a razão de viver de Saulo. Tendo isso em vista, ele planejou ir a Damasco para procurar e prender cristãos. Para isso, pediu ao sumo sacerdote cartas para as sinagogas de Damasco, autorizando-o a prender e levar para Jerusalém os cristãos que lá encontrasse (cf. 9.2).
1. Pergunte a um dos presentes que seja convertido a Cristo: Quem era você antes de sua conversão a Cristo?
2. O Encontro de Saulo com Jesus (Atos 9.3-9)
Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu... (Atos 9.3).
A caminho de Damasco, em seu papel de perseguidor da Igreja, Saulo, de repente, tem um encontro com Jesus. O texto diz que uma luz vinda do céu brilhou ao seu redor, de modo que, provavelmente, o cavalo em que ele estava montado se assustou e ele caiu por terra. No chão, ele ouviu a voz confrontadora de Jesus: “Saulo, Saulo, por que você me persegue?” (9.4). Após um breve diálogo, Saulo se levantou do chão e percebeu que está cego. Por estar assim, precisou ser conduzido pela mão até Damasco e, ali chegando, ficou três dias cego, sem comer e sem beber (cf. 9.5-9).
Assim como no caso de Saulo, o encontro com Jesus é o gatilho que dispara em nós a conversão. De repente, Jesus cruza o nosso caminho e nos faz “cair do cavalo”. Ele vem até nós e abala as estruturas de nossas vidas de modo a cairmos no chão. Estando nós no chão, ele nos confronta: “Por que você tem conduzido dessa maneira a sua vida?”. Após a confrontação, ele nos orienta quanto ao que fazer para mudarmos de vida. Ao nos levantarmos do chão, percebemos que estamos (e que estávamos) cegos, não desfrutando da verdadeira vida e precisando de ajuda para caminhar. O encontro com Jesus nos mostra o nosso real e verdadeiro estado de vida.
PERGUNTA 2. Você já teve um encontro com Jesus? Como foi essa experiência?
3. Pergunte a um dos presentes que seja convertido a Cristo: quem é você hoje, depois de sua conversão a Cristo?

Na lição de hoje, vimos que:
• A conversão tem a ver com mudança de direção e atitude quanto à vida;
• A conversão é um processo de três etapas: antes da conversão; a conversão em si; e depois da conversão.
Posto isso, seguem os seguintes desafios:
• Você quer se converter a Cristo, ou seja, mudar de vida?
• Você que se diz convertido a Cristo, consegue identificar mudanças significativas em sua vida, ou seja, um antes e um depois?
Avisos :
04/02/2017- café da manhã especial- “Mulheres com Propósito
10/11/12/13- Retiro  “Impacto Vida”
  • 10- Tua Vontade e o meu Lugar
  • 11-   manhã- Quem eu sou para Deus e quem é Deus para mim?
  • 11-noite- O rei esta Voltando, você esta preparado?
  • 12- workshop da Visão.
  • 13- o poder da Intimidade com Deus
21/02/2018-  Inicio da Campanha Portas Abertas, traga sua família

Nenhum comentário:

Postar um comentário